Preparando a casa para o Natal

Natal é uma das celebrações mais esperadas do ano, tanto por crianças, quanto por adultos, e esse é o nome da festa religiosa que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Nessa época tudo fica mais bonito, o espírito natalino toma conta e enche os corações de alegria, de esperança, de amor... Conheça alguns símbolos do cenário desta grande festa e seus significados.

Árvore de Natal:

No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore, a árvore simboliza a vida e a esperança. A árvore, é por tradição um pinheiro, pois é a única árvore que não perde suas folhas durante todo o ano, permanecendo sempre viva e verde.

Bolas coloridas:

As bolas coloridas simbolizam os frutos das árvores, "vida".

A vela:

Sabe-se que a muitos anos a vela serviu para iluminar, quando ainda não existia energia elétrica. As velas simbolizam a fé, a presença de Cristo como luz do mundo.

Estrela:

A estrela utilizada para ornamentar o topo do pinheiro, simboliza a estrela que guiou o caminho dos magos ao encontro de Jesus que havia nascido em Belém, para presenteá-lo com: ouro, incenso e mirra.

Sinos:

O sino além de sinalizar as horas, tem a função de avisar as pessoas para se reunir, ou alertar, para um momento importante, por isso, simboliza o anúncio do nascimento de Jesus.

Presentes:

Para muitos, especialmente para crianças, Natal é sinônimo de presentes. Mas, como surgiu o hábito de trocar presentes?

Esse costume tem relação com duas figuras. Primeiro, os reis magos que viajaram do oriente à Belém para levar presentes para Jesus. E segundo, um Bispo Turco, chamado e mais conhecido como São Nicolau, que costumava jogar moedas pela chaminé para ajudar os mais pobres.

Papai Noel:

Papai Noel, o bom velhinho, com sua barba branca e sua típica roupa vermelha, originou-se das belas praticas de um Bispo Turco, chamado São Nicolau, que costumava presentear e jogar moedas pelas chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia.

Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos a figura do velhinho de barba comprida e com roupas vermelhas puxado por renas em um trenó ganhou força e foi representada pela obra do cartunista Thomas Nast.

Presépio:

Presépio é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, o anjo, Maria, José e o menino Jesus.

O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica, do, conteúdo, do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza, na simplicidade.

E agora que você já conhece alguns dos símbolos utilizados nas decorações natalinas e seus significados, que tal deixar a casa bem bonita para o Natal?





Compartilhe:
FILTRE AS POSTAGENS
ASSINE NOSSA
NEWSLETTER
Receba no seu e-mail
atualizações do site
Av. Antônio Sant'helena, 290
Centro - Sombrio/SC
CEP 88.960-000
Atendimento
Segunda a Sexta: 8:30 às 12:00hs
e das 13:30hs às 18:00hs
INSTITUCIONAL
AJUDA E SUPORTE
CORRETORES

ACESSO RESTRITO


SOCIAIS
SEGURANÇA
v.1 Copyright 2017-2024 - https://www.donizeteoliveiraimoveis.com.br · Todos os direitos reservados.
As fotos aqui vinculadas, assim como logotipo e marca, são de propriedades do site (https://www.donizeteoliveiraimoveis.com.br)
É vedada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site.
Donizete Oliveira Imóveis
Tempo: 0.04211 sec.
Desenvolvimento:
Publiartweb